18.6.09

A diva do momento: Bettye LaVette

Bettye LaVette é uma cantora e compositora americana, criada em Detroit, cujo som é uma mistura deliciosa de soul, blues, rock, funk, gospel e country. Ela tinha apenas 16 anos, em 1962, quando gravou o single “My man - He’s a loving man”, que chegou ao top 10 da parada de R&B. O sucesso imediato a levou a dividir turnês com astros do soul, como James Brown e Otis Redding. Em 1965, voltou ao hit parade com “Let me down easy”, que se tornou seu tema musical. A partir daí, o resto é lenda... Leia mais aqui!

Descobri esse disco dela, "The scene of the crime" (Anti Records - 2007), meio de bobeira, vagando sem rumo pela web. E o resultado: estou ouvindo até furar o disco, quer dizer, até dar pau no meu IPobre. As prediletas da casa são o soul-blues "Jealousy" (pra mim, a melhor), o country-soul "Somebody to pick up my pieces" (do mestre Willie Nelson, num excelente 3/4), o blues "They call it love", e a confessional "Before the money came (the battle of Bettye LaVette)".

E o mel: você pode baixá-lo aqui em duas partes! Parte 1 Parte 2

Ah, se gostar de Mrs. LaVette e quiser ouvir outro excelente disco dela, procurem "I've Got My Own Hell to Raise" (2005) em E-mules e Soulseeks da vida.

No comments: